Cabos de Instrumentação - Tudo que você precisa saber! - Poliron - A Brand of YOFC
Blog

Cabos de Instrumentação – Tudo que você precisa saber!

O Cabo de Instrumentação é um condutor que funciona como transmissor de sinais. Pode ser utilizado em projetos diversos, como: industrias de engenharia, químicas, distribuição de energia e aplicações como: sinais analógicos de 4 a 20 mA; instrumentação ponto a ponto; PLC; Protocolo HART®; digitais de forma a evitar interferências em outros tipos de sinais; termorresistências; locais com interferências externas (plantas industriais química, petroquímica, celulose, entre outras); Instalações fixas em bandejas, eletrocalhas, leitos, eletrodutos (embutidos ou expostos), painéis elétricos, canaletas subterrâneas, banco de dutos etc. . A instrumentação é vital em processos de medição supervissão e controle de processos.

cabo de instrumentação poliron

Fabricação

Os cabos de instrumentação e controle são fabricados com múltiplos condutores pareados e podem ser blindados. Eles são fabricados em pares e ternas com passo de torçao de aproximadamente 50mm,  a partir de cobre eletrolítico nu, um composto que possui alta compatibilidade elétrica, o que auxilia no transporte de sinais de baixa potência, esses cabos de sinais são utilizados para monitorar ou controlar sistemas elétricos e seus processos associados, e também para transportar informações para monitores e sistemas de controle

bobinas cabos de instrumentação poliron

Proteção e Segurança

Para locais onde existam interferências eletromagnéticas o Cabo de Instrumentação é utilizado com blindagem em fita de alumínio que possui 25% de remonte e 100% de cobertura, porém em casos especiais de acordo com necessidade do cliente é perfeitamente possível alterar a blindagem.

O cabo de instrumentação blindado Poliron segue com rigor as normas NBR 10300 (cabos com isolação extrudada de PE ou PVC para tensão até 300V) e também a NBR NM 280 (condutores de cabos isolado).

A blindagem em fita tem o objetivo de proteger os condutores internos contra interferência eletromagnéticas dos cabos externos, ou seja, este cabo é ideal para quem não deseja que ocorra problemas nas máquinas, isso normalmente acontece quando existe diversas máquinas ligadas no mesmo local, para que não ocorra problemas de interferência e consequente desligamento da mesmas.

Especificações dos cabos de instrumentação

Os cabos de instrumentação Poliron contam com diversas especificações técnicas, como o isolamento em XLPE Polietileno reticulado, condutores em fios de cobre nu, têmpera mole e encordoamento Classe 2, conforme NBR NM 280. O cabos de instrumentação Poliron também contam  com blindagem em trança de cobre estanhado e fita de cobre. Além de armação em fitas de aço; trança de fios de aço e fios de aço helicoidal (SWA).

Confira as especificações técnicas dos cabos de instrumentação Poliron:

Condutor – Fios de cobre nu, têmpera mole. Encordoamento: Classe 2, conforme NBR NM 280.
Isolação – XLPE Polietileno reticulado | Composto termoplástico de PVC/E, para temperatura de operação de até 105ºC.
Identificação – Pares: preto e branco numerados. Trios: preto, branco e vermelho numerados. Quadra: preto, branco, vermelho e azul numerados.
Condutor de comunicação – Seção 0,5 mm2 na cor azul ou laranja. | Isolação de PVC/E 105ºC, seção 0,5 mm2 na cor azul ou laranja
Cobertura – SHF1 composto termoplástico livre de halógenos, na cor preto, com rip cord , acabamento cilíndrico. | Composto termoplástico, tipo PVC/ST2, na cor preto, com rip cord | Composto termoplástico, tipo PVC/ST1, na cor preto, com ripcord (fio rasgamento).

Os cabos Poliron são desenvolvidos por uma equipe interdisciplinar e com altíssima experiência no mercado, o que permite o desenvolvimento de variantes opcionais dos cabos de instrumentação. Sob consulta, os cabos instrumentação podem ser fabricados com as opções construtivas, como por exemplo:

Condutor – Cobre estanhado;
Isolação – PVC/A (70ºC);
Blindagem – Trança de cobre estanhado (B);
Armação – Fitas de aço(D); Trança de fios de aço (C); Fios de aço helicoidal (SWA).
Cobertura – PE (Polietileno ST3); PVC/ST2 (105ºC); Acabamento cilíndrico – Áreas classificadas
Cor – Azul (aplicação em circuito de segurança intrínseca), com acabamento cilíndrico.