brasil
Publicado em

Irrigação e sua responsabilidade na produtividade agrícola

Pilar da agricultura e uma das responsáveis pelo próprio desenvolvimento humano, a irrigação (palavra originada do latim irrigatione) é uma técnica aprimorada à milhares de anos. Desenvolvida durante o primeiro império Persa – século VI a.C. , ela garante o fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade e momento corretos. Através da irrigação é assegurada a produtividade e a própria sobrevivência da plantação.

É impossível pensar em produtividade agrícola sem falar em uma boa irrigação. Em um sistema moderno, é preciso considerar não só a produtividade no campo, mas o potencial de evolução da propriedade. E a tecnologia se tornou indispensável para esse real desenvolvimento!

Tecnologia e Agricultura – Uma parceria de longa data

Tecnologia e agricultura são aliados no campo há inúmeras gerações! Essa parceria tem trazido cada vez mais e melhores recursos para o produtor rural. As possibilidades se ampliam ano após ano, assim como a otimização de tarefas, redução de perdas, economia de recursos e muito mais.

A irrigação é um importante exemplo de eficiência que essa parceria proporcionou. A transformação tecnológica melhorou e melhora, anos após ano, a eficiência geral do processo de irrigação.

A irrigação é uma prática para complementar a disponibilidade da água natural da chuva, possibilitando ao solo o teor de umidade suficiente para suprir as necessidades hídricas de uma plantação, oferecendo aumento de produtividade e contribuindo para redução da expansão de plantios em áreas com cobertura vegetal natural. Para a irrigação de soja, milho, café, feijão e outras culturas, o sistemas de irrigação mais utilizado é o método de aspersão por pivô central.

Irrigação por aspersão – O que é?

cabo para pivô de irrigação
A irrigação por aspersão é o método mais tradicional na irrigação contemporânea. Nele, aspersores expelem a água para a simular a chuva numa área de lavoura. A aspersão convencional utiliza motobombas, tubulações e aspersores e esses podem ser fixos ou móveis. Já o método de aspersão mecanizado utiliza sprays montados em estruturas metálicas que se movimentam pela lavoura, como os pivôs centrais.

Como a aspersão por pivô funciona?

Ela depende de energia elétrica ou de motores de combustão para funcionar. O controle central com o cabeamento completo detém todos os controles elétricos e eletrônicos, desde a supervisão da injeção de fertilizantes/agroquímicos, até as operações mais básicas da motobomba.

cabo para pivô de irrigação
Todo o acionamento do sistema de irrigação é feito graças à energia elétrica! Sistemas automatizados são utilizados para o controle dos sistemas de irrigação, visando a economia de energia e de água quando houver a necessidade de variação da vazão conforme a necessidade do plantio.

5 Vantagens da irrigação por pivô:

  1. Não é necessário intervenção no relevo.
  2. O sistema de aspersão é um sistema flexível e versátil.
  3. É muito adaptável, tanto no controle da água quanto em relação à disposição no campo.
  4. Diferente do sistema de irrigação por sulcos, o controle do volume de água aplicada no campo é controlado.
  5. Por ser controlado, o volume de água pode ser facilmente modificado conforme as necessidades.

Por que investir em tecnologia na irrigação agrícola?

A precisão, o controle e a exatidão na distribuição de sementes, aplicação da água e na dosagem de fertilizantes apresenta ótimos resultados na melhoria da produtividade no campo e na diminuição do investimento necessário. São respostas imediatas que ocorrem com a adoção da automação industrial e componentes tecnológicos.

Assim, os sistemas automatizados de controle de irrigação tornam-se uma ferramenta essencial!

Entendemos que além de garantir aumentos na produtividade, a irrigação por aspersão pode garantir a otimização das áreas produtivas. Em alguns casos, chegando a até três colheitas em um ano!

Para atingir esses consideráveis feitos de produtividade e economia, um cabeamento de qualidade para a automação dos pivôs centrais são essenciais para seu pleno funcionamento e a Poliron está disponível para atender a sua necessidade da melhor forma.

Entre em contato, nossa equipe está à sua disposição para apresentar nossa melhor solução!

(Visited 190 times, 1 visits today)

SOLICITE SUA COTAÇÃO!

Preencha o formulário abaixo saiba mais sobre os únicos cabos do Brasil com 5 anos  de garantia e o melhor prazo de entrega do mercado!