
O Cabo de Instrumentação funciona como transmissor de sinais. Pode ser utilizado em diversos segmentos, como: indústrias químicas, de processos, óleo e gás, fabricantes de máquinas, etc. Suas aplicações são voltadas principalmente para sinais analógicos de 4 a 20 mA; instrumentação ponto a ponto; PLCs; sinais digitais, com construções que buscam evitar interferências em outros tipos de sinais; sinais para termorresistências; locais com interferências externas (plantas industriais, petroquímicas, indústrias de papel e celulose, entre outras); Apto para instalações fixas em bandejas, eletrocalhas, leitos, eletrodutos (embutidos ou expostos), painéis elétricos, canaletas subterrâneas, etc. A instrumentação é vital em processos de medição, supervisão e controle de processos.

Fabricação dos Cabos de Instrumentação
Os cabos de instrumentação e controle são fabricados com múltiplos condutores, formados em pares, ternas ou quadras, podendo ser blindados. Este processo de fabricação possui o chamado passo de torção, com aproximadamente 50mm, auxiliando já na redução de interferências a partir desta característica, auxiliado no transporte de sinais, esses cabos são utilizados para monitorar ou controlar sistemas e processos associados desde o início até a finalização deste, também para transportar informações para monitores e sistemas de controle.

Proteção e Segurança nos cabos de instrumentação
Para locais onde existam interferências eletromagnéticas o cabo de Instrumentação são utilizados com blindagem em fita de alumínio que possui com 100% de cobertura e 25% de remonte, porém em casos especiais de acordo com necessidade do cliente é perfeitamente possível alterar o tipo de blindagem ou até mesmo combinar diferentes tipos.

O cabo de instrumentação blindado Poliron segue com rigor as normas NBR 10300 (cabos com isolação extrudada de PE ou PVC para tensão até 300V) e também a NBR NM 280 (condutores de cabos isolado).
Este tipo de blindagem tem o objetivo de proteger os condutores internos contra interferência eletromagnéticas, seja de equipamentos, ou cabos instalados na proximidade, ou seja, o cabo ideal para quem não deseja problemas nos seus processos, principalmente para esses ambientes que consistem em um alto nível de ruído e interferência, acarretando leituras indevidas, interrupções na transmissão de sinais ou até mesmo paradas dos processos produtivos.
Confira as especificações técnicas dos cabos de instrumentação Poliron:
- Condutor – Fios de cobre nu, têmpera mole. Encordoamento: Classe 2, conforme NBR NM 280.
- Isolação – Composto termoplástico de PVC/E, para temperatura de operação de 105ºC.
- Identificação – Pares: preto e branco numerados. Trios: preto, branco e vermelho numerados. Quadra: preto, branco, vermelho e azul numerados.
- Blindagem – Fita de poliéster aluminizada;
- Condutor de comunicação – Seção 0,5 mm2 na cor azul ou laranja. (para dois ou mais pares, ternas ou quadras)
- Cobertura – PVC/A (policloreto de vinila), na cor preto, com fio de rasgamento.
Os cabos Poliron são desenvolvidos por uma equipe interdisciplinar e com altíssima experiência no mercado, o que permite o desenvolvimento de variantes opcionais dos cabos de instrumentação. Sob consulta, os cabos instrumentação podem ser fabricados com as opções construtivas, como por exemplo:
- Condutor – Cobre estanhado;
- Isolação – PVC/A (70ºC); XLPE ou HEPR(90ºC), entre outros modelos;
- Blindagem – Trança de cobre estanhado (B); Fita de cobre nú (E);
- Armação – Fitas de aço (D); Trança de fios de aço (C); Fios de aço aplicado de forma helicoidal (SWA).
- Cobertura – PE (Polietileno ST3); PVC/ST2 (105ºC); Materiais Livre de halogênio; Acabamento cilíndrico (aplicável para áreas classificadas);
- Cor – Diversas, Azul (aplicação em circuito de segurança intrínseca).
Para mais informações, acesse nossas páginas dedicadas aos Cabos de Instrumentação Poliron
- Cabos de Instrumentação Naval
- Cabos de Instrumentação com Isolação em PVC
- Cabos de Instrumentação Livre de Halógenos
- Cabos de Instrumentação com Isolação XLPE