brasil
Publicado em

Cabos para Protocolos de Comunicação (Data Bus) – O que são? Quais os mais usados?

Se entre pessoas falar a mesma língua é importante para uma comunicação clara e bem estruturada, imagina entre as redes para automação industrial! Saiba tudo sobre os Protocolos de Comunicação e seus cabos no artigo abaixo!

A estruturação da comunicação é início de um sistema industrial funcional e, para isto, estabelecer padrões básicos de diálogo são necessários. Hoje vamos falar sobre um desses padrões: os protocolos de comunicação.

cabo de protocolo de comunicação

O que são os Protocolos de Comunicação e para que servem, afinal?

Um protocolo de comunicação, basicamente, é um conjunto de regras e procedimentos que controlam e garantem que a troca de informações e sinais entre máquinas e sistemas de automação sejam eficientes e sem nenhuma perda. Eles devem gerar, no início e no fim, certos caracteres de controle para confirmação de recebimento, controle de sequência das mensagens ou blocos de dados transmitidos, cálculo e checagem do algoritmo de detecção de erros, bem como outros controles necessários para uma boa transmissão.

Podemos comparar o funcionamento ao sistema nervoso humano. Por exemplo: nossos olhos estão ligados ao nosso cérebro através de uma séries de terminações nervosas que transmitem informações entre eles. O cérebro recebe e processa as informações captadas pelos olhos e, em seguida, transmite comandos para nossos membros realizar em uma ação, como a decisão de querer pegar na mão um objeto que você estava olhando.

 

Confira no vídeo acima uma “explicação descomplicada” sobre as principais funções dos cabos de Protocolo de Comunicação

 

O que é Data Bus?

Já BUS (do termo Data Bus) é uma abreviação para “Binary Unit System” (Sistema de Unidades Binárias em tradução livre),  descreve o sistema responsável pela transmissão de dados entre participantes individuais em uma rede. O Cabo Data Bus representa essa ligação de dados que conecta todos os participantes entre si através de um caminho de transmissão.

Atualmente, os padrões na comunicação industrial são os sistemas BUS e uma indústria dificilmente consegue operar sem eles.

 

Protocolos de Comunicação na prática!

Os cabos de protocolo de comunicação são muito versáteis e estão presentes em grande parte na complementação de instalações industriais em variados segmentos como: indústria química, alimentícia, petroquímica, empresas de tecnologia, automotiva. etc.

O fato é que um perfeito funcionamento do sistema de automação industrial deve passar, obrigatoriamente, pela transmissão bem-sucedida dos sinais de comunicação até o sistema destinatário.

Sendo assim, os cabos são utilizados para o funcionamento de máquinas e equipamentos “inteligentes” que se comunicam através de um barramento (BUS) de rede industrial.

Qual a importância dos cabos de protocolo?

Você sabia que a produtividade e eficiência da automação industrial também dependem da escolha correta dos cabos? Já sabemos que os protocolos são indispensáveis para o estabelecimento de uma comunicação adequada entre máquinas industriais e equipamentos eletrônicos dentro de uma empresa.

Mas sem um protocolo devidamente programado, o sistema de automação não pode funcionar e você sabe quais os resultados disso?

Sucata, desperdício, paradas de linha, downtime, quebras, falta de segurança… E claro, desperdício de dinheiro. Um dos lugares onde mais ocorrem falhas em uma rede é o enlace dos dados, ao certificar os cabos utilizados, as falhas são significativamente reduzidas. Estimasse que uma planta de energia gasta mais de R$ 180.000,00 por hora, imagine se a fábrica precisa parar sua produção devido à problemas no cabeamento? É um grande prejuízo!

Por isso existem as certificações como o Selo CE e a UL que provam que os cabos foram testados a rigorosos padrões de desempenho, execução da instalação e provam conformidade com os padrões de qualidade, saúde, segurança e proteção ambiental definidos.

Conheça a certificação UL, presente nos cabos de protocolo Poliron

Quais os principais Cabos Data Bus?

Entre os cabos de protocolo mais usados na indústria, a YOFC Poliron possui cabos adequados para os seguintes protocolos de comunicação:

É preciso ficar claro que existem diferentes tipos de cabos ​​para diferentes tipos de conexões em sistemas de automação. Cabos ​​Data Bus não são diferentes. Eles possuem diversas características de transmissão de dados, estrutura e uso a partir dos equipamentos utilizados. A empresa precisa estar atenta na hora de realizar o investimento na marca e escolher cabos certificados que sejam adequados aos equipamentos utilizados, pois são um dos componentes indispensáveis para a eficiência e segurança do sistema industrial.

O material de fabricação do cabo de protocolo de comunicação e sua resistência é outro ponto fundamental para garantir a segurança e eficiência no uso. Para a produção desses produtos, os componentes desde o condutor até o material de cobertura devem atender às normas legais e a melhor qualidade.

Esses cabos possuem características singulares e especiais e, por isso, devem ser escolhidos de acordo com as especificações do projeto.

Como encontrar o melhor cabo para seu projeto?

Caso sua empresa necessite de algum desses cabos, entre em contato com a YOFC Poliron. Temos uma equipe interdisciplinar capacitada e com altíssima experiência para fornecer toda a orientação e suporte necessário e a possibilidade de desenvolver variantes opcionais dos cabos, para que a empresa obtenha o melhor cabeamento para seu projeto!

Os cabos Poliron, por exemplo, são testados e certificados para funcionar em temperaturas extremas, ambientes com interferência eletromagnética severa e demonstram resistência a óleo, produtos químicos, raios UV e muitas outras agressividades.

Por fim, antes de escolher a marca dos cabos para protocolos de comunicação para um projeto, entre em contato com uma empresa profissional que entende do assunto, com uma equipe que forneça toda a orientação e suporte necessários para o fornecimento dos melhores cabos do segmento.

 

 

(Visited 529 times, 1 visits today)

SOLICITE SUA COTAÇÃO!

Preencha o formulário abaixo saiba mais sobre os únicos cabos do Brasil com 5 anos  de garantia e o melhor prazo de entrega do mercado!